A ocupação do hall do prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na manha desta quinta-feira fez com que o reitor, Paulo Burmann, elevasse o tom.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Burmann afirmou que a reunião do Conselho Universitário, marcada para a sexta-feira, às 8h30min no 5º andar do prédio, só acontecerá se o grupo de manifestantes deixar o local. E não descarta reintegração de posse para que os servidores possam voltar ao trabalho _ eles não puderam entrar no local hoje.
_ Com a Reitoria ocupada, não há a menor chance de a reunião do Conselho Universitário acontecer. A reunião exige com que os integrantes do conselho estejam em um ambiente de tranquilidade e de serenidade para tomar decisões _ afirmou o reitor.
A ocupação dos estudantes ocorre por causa de uma decisão do Conselho Universitário de setembro. Na visão dos estudantes, a decisão retira dos moradores das casas do estudante o poder de decisão sobre o destino das vagas. A reunião marcada para esta sexta-feira seria para debater a questão novamente.
O reitor afirma que não cabe a ele revogar a resolução voltada à moradia da Casa do Estudante. Burmann também acrescenta que tem encontrado dificuldades em dialogar com o grupo de manifestantes:
_ São muitas correntes políticas com diversos pedidos. Mas não há quem se apresente e esteja disposto ao diálogo.
Como a sala do reitor está ocupada, ele está cumprindo expediente no prédio da Coperves, que fica em anexo à Reitoria.
"